Trilha Sonora...

terça-feira, 6 de agosto de 2013

SOP, útero retrovertido, metformina e outros bichos

Hello amores!

Tanta coisa que nem sei por onde começar...
Aos 14 anos (fui longe hein!), descobri os cistos e fiquei sabendo que tenho o útero retrovertido. Bem, até ontem, eu achava mesmo que tinha cisto no ovário e não achava que isso fosse tão medonho assim... Mas ontem, fui ao médico (marido foi junto) pra fazer uma usg  pois nos últimos dias tive sangramento e dores pélvicas. Durante o exame, fiquei olhando a tela e vi os cistos. Grandes! Assustadores! O médico falava as medidas dos ovários e útero, e num determinado momento, ele disse que não estava gostando das medidas. E no final, ele disse à enfermeira: "Título do exame: Ovários com SOP"... Não eram cistos ovarianos e sim SOP!  Fiquei chocada!




* Geralmente, na síndrome, existem de 10 a 20 pequenos cistos com meio centímetro de diâmetro, enquanto os cistos de ovário são únicos e bem maiores, medindo de 3 cm a 10 cm*

 Saí da sala de exame muito triste. No caminho, fiquei segurando o choro. Em casa, desabei... Desabei sim mas me recompus! Não procurei nada a respeito mas hoje, pesquisei aqui, ali, acolá, mais adiante... E sim, encontrei lindas histórias com tristes começos mas com finais maravilhosos! E é nelas que eu devo me apegar pois todas as que um dia foram portadoras deste problema e hoje são mães, ficaram perdidas assim com eu estou mas elas não desistiram e foram premiadas com o presente mais lindo do mundo! E muitas delas contam suas histórias em detalhes. Quem tem SOP (ou qualquer outro problema de infertilidade), deve fazer o mesmo. Buscar por histórias, encontrar semelhanças...

Tem também casos de SOP com útero retrovertido. 
Ter o útero nesta posição NÃO impede a mulher de engravidar mas pode torna-las mais suscetíveis à endometriose (que é outro monstrinho) e algumas sentem ardência pélvica e tem enrijecimento das trompas, e é isso que dificulta a fecundação e consequentemente a gravidez.


Continuo pesquisando sobre o assunto e voltei a tomar a metformina de maneira ajuizada. A dias, eu vinha esquecendo de tomar! E claro, desde o começo do tratamento, eu pesquiso sobre esse medicamento e sei que é ele é um grande aliado pra algumas mulheres quem tem SOP  (algumas porque cada caso é um caso...).
Mas, não é só isso, emagrecer também ajuda (e muito!). Perder pelo menos 10% do peso, pode contribuir para que a mulher que sofre de SOP volte a ovular. E claro é isso que nós queremos! É disso que precisamos! \o/

Depois de ler e reler muita coisa, cheguei a uma importante conclusão: Melhorar também muito depende de mim. Ou talvez, só de mim e isso é sensacional!
Eu preciso me esforçar e ainda que seja difícil perder peso, lidar com os efeitos da metformina e a ansiedade, eu não posso jamais me deixar abater! 
Eu terei meu sonho realizado, eu contarei aqui sobre essa realização, eu vou vencer esse desafio! E eu também vou servir de exemplo positivo para muitas outras mulheres!

Eu penso POSITIVO!

❤  |   | 


Boa noite!! 

Li  facebook.com/Treinantes








 











5 comentários:

  1. Li seu relato alem de informativo eh uma licao de vida para todas nós! Vc eh guerreira, linda por dentro e por fora, e tenha certeza Li que Deus nos da a carga pesada pq podemos carrega la e vencer todos os obstaculos! Bjsss e Deus te abencoe infinitamente!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Roberta! Ter conhecido pessoas como você me deixa muito orgulhosa de ter criado o grupo!
    Bjos e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Li, eu sei bem do que vc está falando.
    Também fui diagnosticada com SOP, tomei metformina, e engravidei rapidão. O médico disse que foi essencial o tratamento com esse medicamento para o sucesso do tratamento.
    Infelizmente perdi o bebê,mas meu obstetra falou que não é um problema genético, ou por medicação, foi um "erro" da natureza, pode acontecer com qualquer pessoa.
    Enfim, segue direitinho com o medicamento e muita fé que seu positivo virá em breve.
    Bjus***

    ResponderExcluir
  4. Tô mesmo esperançosa Thalita!
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei á história dessa pessoa guerreira...
    Eu descobri que tenho (SOP) sei que é muito
    difícil para nós que temos um sonho de ser mãe,
    além disso eu tenho OBESIDADE MORBIDA,
    mesmo assim eu não perco a esperança,
    temos que confiar em Deus, ele pode tudo em
    nossas vida... bjs boa noite

    ResponderExcluir

Olá!